MANSÃO SOMBRIA DOS WHALEY
Olá, Pessoal ...
Esse post traz para vocês sobre essa linda mansão nos Estados Unidos que é considerada mal assombrada e a mais visitada do país.
Essa mansão foi projetada em 1856 e construída em 1857 pelo Thomas Whaley que investiu na construção aproximadamente US$ 10 mil. Vale ressaltar que na época, os tijolos da construção vieram de Whaley onde Thomas possuía na época uma olaria na cidade de Conde Street.
Nos registros oficiais consta uma nota: "Na minha nova casa, quando concluída, será o mais belo lugar, mais confortável e conveniente na cidade ou dentro de 150 milhas daqui" Thomas Whaley.
Mas, Thomas foi além da construção para que sua frase saísse do papel: sua casa tinha decoração própria, de bom gosto, como mogno, móveis de jacarandá, tapetes de Bruxelas e cortinas de damasco, denota-se que era tudo de primeira qualidade. O local tornou-se ponto importante para o seu tempo e lugar.
O casal Thomas e Anna Whaley tinha seis filhos quando se mudaram definitivamente para a mansão recém construída: Francis Hinton, Anna Amélia, Thomas Whaley Jr., George, Violeta e Corinne Lillian.
A vida dos Whaley, à princípio, era muito tranquila e sossegada quando dois eventos inesperados pegaram todos de surpresa:
1 - Thomas Whaley Jr nasceu em 1856 e sofria de escarlatina, vale lembrar que nessa época não havia cura para essa doença, e infelizmente em 1858, o menino faleceu.
2 - O incêndio em sua loja de madeira que funcionava perto de sua casa no qual ele perdeu tudo e todos os seus investimentos.
Diante desses fatos acima citados, obrigaram Thomas e sua família a deixarem a mansão e irem para São Francisco.
Quando George nasceu em 1860, Thomas retomou sua vida como agente da Wells Fargo. Até 1864, quando nasceu os filhos mais novos, Thomas conseguiu recuperar seus investimentos e enfim puderam retornar a São Diego para a mansão.
Tudo aparentemente voltou ao normal na mansão dos Whaley mas ao acelerarmos a máquina do tempo para 1882, seus filhos já estão jovens e na idade de se casarem. Começa nesse momento a preocupação dos pais em arrumar pretendentes para seus filhos. Quando os filhos atingem a idade entre 18 e 20 anos, era comum jovens casarem cedo.
Anna Amélia Whaley casou-se com seu primo distante John Whaley. Já a sua irmã casou-se com George Bertolacci. Tudo estava indo muito bem entre ambas quando fato inesperado pegou a família novamente de surpresa...
Duas semanas de casados, Violeta e George ainda estavam em lua de mel, felizes e apaixonados. Só da noite para o dia, George desaparece deixando Violeta sozinha e desesperada.
O pesadelo de Violeta aumentou quando ela soube através das investigações que seu pai providenciou que George não se casou por amor e sim pelo dote que iria receber após o matrimônio e que seu casamento seria anulado.
Mas para o pesadelo da jovem Violeta ser mais sombrio, a sociedade passou evitá-la nos círculos sociais. Naquela época mulher desquitada, divorciada, de casamento anulado era considerada mal vista aos olhos da sociedade conservadora.
Isso fez Violeta ter uma atitude que marcaria para sempre a memória dos Whaley: Cansada de tanta pressão em sua vida e não ter se conformado com o fim de seu casamento pois estava apaixonada por George, ela simplesmente escreve uma carta com trechos do poema de Edgar Alan Poe "Ponte dos Suspiros" e logo em seguida se suicida com tiro no peito.
A tragédia não para por aí: As investigações apontaram que Corinne, irmã caçula de Violeta esteve com ela no momento de sua morte. O noivo ao saber disso, resolveu romper oficialmente o noivado, aumentando ainda mais o escândalo familiar.
Thomas e o restante da família se mudam para o centro de São Diego, abandonando a casa por mais duas décadas. Enquanto isso, Francis se casou com Susan Murray em 1888.
Thomas Whaley faleceu em 1890. E Anna Amelia Whaley faleceu em 1905.
A casa ficou até 1909 em total abandono e ruína. Coube a Francis iniciou o processo de restauração da residência da família e transformou o local em um centro de atração turística.
Enquanto isso, o restante da família passa a residir novamente na casa até 1912. Anna, esposa de Thomas, faleceu em 1913 aos oitenta anos de idade. Francis faleceu em 1914. George faleceu em 1928 e Corinne Lillian ficou morando na residência até sua morte em 1953.
Vocês pensaram que a história acabou aqui e que a casa passou ser um ponto turístico qualquer? Sinto muito, mas a história somente está começando ...
No começo do post está mencionado que a mansão é mais visitada e considerada mal assombrada, lembraram? Agora o post vai mostrar para vocês o lado sombrio da mansão dos Whaley:
A mansão foi construída num terreno que antes existia um cemitério. E anos antes do Thomas Whaley construir, um homem conhecido como Yankee Jim foi enforcado no local condenado por roubos na região.
Em 1960 a mansão dos Whaley passa a ser um Museu onde o local passa ser o mais visitado mundialmente e há relatos de funcionários e turistas onde esse local é mal assombrado.
Em algumas fotos tiradas por turistas no local, há aparições de espíritos como o de Thomas Whaley, da sua esposa Anna, sua filha Violeta, Thomas Whaley Jr que morreu aos dois anos de idade, de uma criança amiga de infância de Violeta que morreu na casa dos Whaley após cair e quebrar o pescoço e de um cachorro da família que lambe as pernas dos visitantes em um dos corredores da mansão.
O museu ainda contém fotos da mansão tirada por turistas onde comprovam as aparições que estão expostas diariamente.
Querem saber onde fica a Mansão dos Whaley e tem viagem marcada para os Estados Unidos? Anote o endereço:
2476 San Diego Avenue, San Diego, Califórnia.
Para maiores informações sobre o Museu: horários de funcionamentos, o que tem lá e as atrações do local visite o link abaixo. Atenção, o site é oficial e em inglês:
aqui
Tem mais: Além do museu que vocês acabaram de visitar no site, a mansão dos Whaley inspirou um filme de terror:
Esse foi um breve relato sobre a mansão dos Whaley, considerada mal assombrada nos Estados Unidos.
Até mais ...
Gostei muito
ResponderExcluir