A MISTERIOSA RAINHA FARAÓ
Olá, pessoal ...
Esse post traz para vocês um fato intrigante envolvendo uma personagem ilustre da egiptologia: Nefertiti. Ela não está em nosso Blog à toa.
Quem foi ela? Por que se tornou rainha faraó? O que aconteceu com ela após sua morte?
Se vocês gostam de histórias enigmáticas e estão curiosos para saber mais sobre essa rainha, sejam bem vindos e confiram pois a viagem começa a partir de agora...
A origem de Nefertiti ainda permanece misteriosa, porém tudo indica segundo estudiosos, que ela era oriunda da região distante da Turquia. Ela foi levada para o Egito durante as expedições militares nas quais os perdedores eram levados como escravos, soldados e empregados e as mulheres na maioria das vezes eram levadas para o harém para servir ao Faraó, práticas comuns na época.
Nefertiti foi levada ao palácio e ficou sob aos cuidados da rainha que possivelmente caiu de amores por ela e zelou por ela no harém. Logo na sua chegada, a garota adotou rapidamente a cultura e hábitos do país, já que era oriunda de palácios turcos.
Durante sua estadia no palácio a garota foi alvo de rumores no local: muitos acreditaram que sua semelhança com Ayê, irmão da rainha Tiê, esposa de Amenófis III, mãe de Aquenaton era impressionante. E para piorar a situação diante dos rumores era que Tiê estava preparando Nefertiti para casar com seu filho Aquenaton.
Ao esclarecer a todos que Ayê não era o pai de Nefertiti cuja paternidade nada foi comprovada, não demorou muito para que a jovem desposasse com o futuro rei do Egito.
Dessa união, nasceram seis filhas: Meritaton, Meketaton, Anchesenamon, Neferneferuaton, Neferneferuré e Setepenré.
Tudo corria muito bem no reinado do casal quando o destino resolveu pregar algumas peças nada agradáveis: a segunda filha do casal morreu de forma desconhecida.
Mas tempos depois Nefertiti descobriu que a causa da morte da menina foi afogamento. Ela morreu afogada ou foi afogada por alguém?
Justo a filha predileta de Nefertiti? Perguntas que permanecem sem respostas.
Outro obstáculo que surgiu no reinado de Aquenaton foi a mudança repentina de predileção religiosa de Nefertiti: ao invés de ser devota de Amon-Rá como era de costume reis e rainhas seguirem, simplesmente preferiu Aton.
Após a morte da segunda filha do casal. Uma onda de surto de malária assolou o reino egípcio e ceifou mais três filhas do casal.
A maioria do conselho e clero eram devotos a Amon-Rá e passaram a ter maus olhos a Nefertiti em questão de sua devoção a essa divindade. E isso prejudicou sua vida como rainha e após sua morte.
O maior obstáculo no caminho de Nefertiti que gerou ódio por parte dela foi a segunda esposa de Aquenaton: Kya. Ela teve com o seu marido dois filhos varões que a rainha não conseguiu dar ao rei. Nebferer que morreu durante o surto de malária e Tutancaton (depois ele mudou seu nome para Tutancamon).
A relação entre as duas rainhas não eram amistosas pois ambas queriam disputar constantemente a preferência do rei.
Tudo começou a desmoronar quando o rei Aquenaton faleceu e o poder transferido automaticamente para Nefertiti já que Tutancaton era menor de idade para assumir o trono.
Ela não poderia imaginar que isso gerou mais ódio sobre ela e principalmente quando ela ordenou que fosse construído um templo para Aton e não para Amon-Rá.
Seu período de reinado foi muito curto, não teve tempo para estudar estratégias diplomáticas, reverter problemas políticos e alavancar a economia.
Dois anos após assumir o reino, Nefertiti desapareceu de forma misteriosa. Egiptólogos acreditam que Nefertiti, Aquenaton, Meketaton e membros do conselho ligados a Nefertiti e Tutancamon foram assassinados.
Após o sepultamento da rainha, um fator curioso e sombrio aconteceu: sua tumba foi violada e sua boca foi golpeada e segundo costumes da época, isso significa punição para que não entrasse no mundo dos mortos.
Recentemente, alguns estudiosos fizeram análise de como era a rainha Nefertiti naquela época, eis as imagens impressionantes:
ou aproximadamente assim também:
Essa foi um breve relato do caso misterioso envolvendo Nefertiti a rainha Faraó.
Até mais ...
Comentários
Postar um comentário