A PÁSCOA QUE VOCÊ NÃO SABIA...






Olá, pessoal ...

Esse post traz para vocês um singelo relato sobre o que há por detrás da comemoração da Páscoa que muitas vezes alguns detalhes passam despercebidos aos nossos olhos leigos.

Se vocês gostam de informações ocultas regadas de mistério, sejam bem vindos e confiram pois a viagem começa a partir de agora ...

A Páscoa é sempre remetida por todos como uma mera comemoração religiosa reunindo a família e distribuindo ovos de chocolate. Se vocês pensam que a Páscoa é somente isso, sintam-se convidados a continuar essa viagem até o final.

Tudo começou como um festa para comemorar a Primavera, muito comum entre os povos na Idade Média, onde celebravam alegremente a chegada da estação do ano homenageando Ostara (deusa da fertilidade) que não é a Afrodite. Essa deusa é encarregada de fertilizar o solo para que as sementes possam germinar e dar bons frutos.








A deusa Ostara sempre aparece olhando para um coelho e segurando um ovo. Nessa época era muito comum e tradição ter ovos pintados e decorados em suas casas para simbolizar a deusa renovando seus pedidos e sua Fé e posteriormente eram usados em brincadeiras com as crianças em achar os ovos coloridos.









Em uma dessas brincadeiras, um grupo de crianças foi até o galinheiro para tentar achar os ovos coloridos quando uma delas viu um coelho passar por elas.

Com o passar do tempo, a tradição em alguns países mudou após a morte de Jesus Cristo. Ainda na Europa, ovos eram decorados somente com imagens religiosas retratando a vida de Cristo conforme passagens Bíblicas importantes.

No século XIX, os ovos não perderam seus significados na Páscoa, além de manter a tradição dos ovos orgânicos pintados e decorados, passou a ter nessa época outros tipos de ovos.

Na França e Alemanha os ovos passaram por transformações e introduziram ovos de chocolates decorados para serem consumidos com suas famílias, sem perder a tradição da Páscoa.





No Brasil, o lado negro da Páscoa através de relatos jornalísticos na região do Nordeste brasileiro onde a produção dos ovos de Páscoa possuíam trabalho escravo infantil desde a colheita do cacau até o processo de embalagem do produto.

O lado positivo da Páscoa no Brasil, está no sul do país, em Santa Catarina, onde é realizado anualmente a Osterfest em Pomerode que atrai milhares de turistas na região, na qual a tradição da Páscoa foi trazida pelos primeiros imigrantes alemães.








A atração principal da festa além de atividades lúdicas para as crianças e adultos, conta também com uma meta especial: uma árvore de 25 metros de altura decorada com mais de 80 mil casquinhas de ovos orgânicos decoradas para entrar no Guinness Book.








Aos interessados de plantão, o evento está aberto ao público até o dia 16 de abril. Estão esperando o que para conferir e se divertir?


ABSTINÊNCIA  X  JEJUM:


Esse item sempre causa polêmica nos dias próximos à Semana Santa. À princípio são palavras distintas de significados fortes aos religiosos de plantão.

A pergunta ainda persiste quando a Semana Santa se aproxima: devemos fazer Jejum ou Abstinência em não comermos carne?

Essa pergunta não está mencionada em nosso post à toa. Muitas pessoas ficam confusas e indecisas se devem ou não seguir a tradição. Por esse motivo, eis um breve relato sobre a origem das duas atividades que deixam as pessoas muito confusas.

A confusão das duas atividades distintas está justamente nas passagens Bíblicas. Algumas se levarem mesmo ao pé da letra, irão jejuar ao invés de abster-se em comer carne.

Antes do relato sobre a abstinência, iremos relatar agora sobre o jejum:

A Bíblia por sua vez, denota-se gostar muito do número 40, eis a prova cabal:

40 é o número de dias em que Jesus Cristo, Moisés e Elias permaneceram em jejum (sem comer e beber);

40 é o número de dias em que durou o dilúvio após o término da construção da Arca de Noé;

40 famílias de hebreus seguiram Moisés para fora do Egito rumo à Canaã, a Terra Prometida;

40 foram as chicotadas que Jesus recebeu antes de ser coroado com espinhos e crucificado;

40 pedras de fogo caíram do céu sobre o Egito;

40 vezes as pedras choraram águas para o povo hebreu durante a permanência no deserto;

40 anos foi o tempo de permanência do povo hebreu com Moisés no deserto;

40 dias Moisés permaneceu no alto do Monte para receber as tábuas dos Dez Mandamentos de Deus;

40 dias depois da Ressurreição aconteceu a Ascensão de Cristo.

Diante das informações envolvendo o número 40, fica claro o quanto a Fé é importante para todos nós e principalmente o poder do jejum.

Ao fazer o jejum religioso, a pessoa praticante inicia um elo com Deus buscando seu propósito e firmando sua Fé. "É no jejum que nos tornamos dignos em receber os bens divinos que Ele esteja pronto para conceder"

Vocês sabem o real motivo de abster-se em comer carne nas sextas-feiras Santas? Desde quando iniciou essa prática na Semana Santa?

Há sim um forte significado em fazer abstinência de carne na sexta-feira Santa.

Praticar a abstinência, segundo São Tomás de Aquino, significa reprimir os prazeres da carne (vícios e pecados).

Na Idade Média, a abstinência era rígida na Semana Santa. Ninguém consumia carnes, ovos, e laticínios em geral principalmente entre quarta-feira até sexta-feira Santa.

Vale ressaltar que não devemos confundir o jejum da Semana Santa com o jejum do islâmico (Ramadã), que nesse caso significa na língua pátria "ser ardente" e esse período tem duração de 29 dias.

Voltando à Semana Santa Medieval: os padres e freiras tinham o costume de fazer penitência por dois dias seguidos que antecedem a Semana Santa no qual não era permitido comer e beber nesse período. 

Quem desobedecia ou não praticava, era considerado pecado grave perante a Igreja. 

O real significado de não comer carne na sexta-feira Santa é "fazer o bem para a vida espiritual do fiel, se aproximar do Amor de Cristo e ao mesmo tempo fazer sacrifício em nome de Jesus no dia em que ele foi crucificado".

Esse foi mais um singelo relato sobre as informações ocultas sobre a Páscoa.

Até mais ...

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SERIAL KILLERS MAIS SOMBRIOS PARTE 2

O LADO OBSCURO DE MARIA PADILHA

CRUZES SOMBRIAS