O LADO OBSCURO DAS BONECAS


Olá,  pessoal ...

Esse post traz para vocês a verdade por detrás de bonecos famosos onde a grande maioria já teve e brincou com eles.

Mas saibam que não se trata de como foram fabricados e sim o lado sombrio. 

Se vocês gostam de conhecer o lado obscuro das coisas ao nosso redor, sejam bem vindos e confiram,  pois a viagem começa a partir de agora  ...


1 - A BONECA ORIENTAL




Podemos esperar tudo relacionado aos países orientais: superstições, crimes, filmes de terror e lendas urbanas.

Se lendas urbanas assustam, que tal uma boneca?

Isso mesmo, não é lenda urbana e o caso ocorreu de verdade e até hoje chama a atenção dos próprios japoneses e amantes de fatos sobrenaturais. 

Se vocês gostam de fatos inexplicáveis que desafiam a nossa própria razão e os estudiosos do assunto, sejam bem vindos e confiram pois a viagem começa a partir de agora ...

Tudo começou em 1937, quando um jovem rapaz recebe a notícia de que sua irmã mais nova de três anos de idade ficou doente. Ele que na época tinha 17 anos, resolveu visitar a garotinho e matar as saudades de sua família.  

No meio do caminho, avistou uma feira de artesanatos e avistou uma banca de brinquedos e logo de cara se encantou com uma linda boneca japonesa e comprou para presentear sua irmã.  

Ao chegar ao vilarejo ao norte do Japão,  o jovem presenteou sua irmazinha com a boneca. Ela gostou tanto que não desgrudou dela nem para dormir. Ela batizou com o nome de Okiku.

Mas a doença era grave e na época não havia cura, e em 1938, a menina faleceu e os pais e familiares iniciaram o funeral.

De acordo com a cultura, o corpo deve ser cremado assim como os objetos que pertencia ao falecido, entretanto,  os pais da menina esqueceram da boneca Okiku que ficou esquecida no quarto da menina. 

E para tentar reparar o erro, os pais fizeram um altar em homenagem à  filha falecida, onde a boneca permaneceu no altar. 



Porém,  tempos depois,  algo inexplicável aconteceu. A mãe quando trocou as flores do altar, se assustou ao reparar nos cabelos da boneca que cresceram. Antes estava na altura dos ombros e no momento estavam no meio das costas. E lágrimas foram notadas escorrendo pelo rosto da boneca. 

Dias depois, escutaram choro e sussurros vindos da boneca. 



Em 1939, eclodiu a Segunda Guerra Mundial e isso forçou a família a deixar o vilarejo e se mudarem para casa do rapaz que foi servir ao exército.  E antes de partirem, pediram para um monge manter a boneca no templo Manneji onde até hoje permanece exposta.

Há quem diga que o espírito da garotinho,  dona da boneca Okiku está encarnada nela e é possível ver a boneca sorrir,  chorar, sussurrar e mover para direita ou esquerda no altar. 

E vocês,  acreditam que boneca tem vida?


2 - A BARBIE QUE VOCÊ NÃO CONHECE




A Mattel fabricante dessa boneca mundialmente conhecida, vendida mundialmente e adorada por milhões de crianças ao redor do planeta, esconde sua verdadeira história.  

Mas qual história se ninguém ao certo nunca ouviu falar pois ninguém soube explicar para nós se a Barbie existiu de verdade ou tudo isso não passa de boatos da concorrência invejosa?

A verdadeira história começa nos anos 50 nos Estados Unidos quando Ruth Handler observou sua filha de 6 anos brincando com bonequinhos de papel em formato adultos pois na época as bonecas tinham aparência de criança.  



Quando ela viajou para a Alemanha com seu marido, ela encontrou algo interessante.  Uma boneca loira de olhos azuis com aparência de adulta como sua filha desejava e não pensou duas vezes e comprou 3 exemplares dela que se chamava Bild Lily.  




Como sua filha se chamava Barbra,  Ruth batizou de Barbie. Ela no início conseguiu vender 300.000 por 3 dólares na época. 

Onde está o lado obscuro da boneca?





Um dos exemplares da boneca caiu em mãos erradas. E na década seguinte houve uma proposta de mudança na aparência da Barbie: deveria ser loira, olhos azuis,  magra,  seios avantajados e leve para o manuseio dela pelas crianças.  E com toque sobrenatural, induzindo as crianças a terem mais de uma Barbie na coleção,  as roupas delas tinham que ser diferentes uma das outras. 










Assim o fez, calhando com o sucesso de Marylin Monroe, a boneca acabou sendo associada a ela tendo uma boneca Barbie personalizada. Foi um sucesso de vendas. 

Outras atrizes de Hollywood também tiveram Barbie personalizada: Elizabeth Taylor,  Audrey Hepborn, Grace Kelly, Rita Hayworth e até as atrizes estrangeiras como Brigitte Bardod e Sophia Loren. 

Os illuminattis sabendo do grande sucesso da boneca Barbie, entraram na jogada para hipnotizar as crianças distorcendo o real significado de brincar com uma mera bonequinha linda. 

Para esse grupo o segredo está na manipulação e sedução e isso provocou a ira dos conservadores que tentaram por diversas vezes a retirada da boneca das lojas pelo simples motivo: a boneca ter se tornado símbolo sexual ou artigo erótico inapropriado para as crianças.  




Esse burburinho foi "abafado" pela fábrica que atendeu aos apelos da sociedade e preferiu não mais personalizar bonecas com atrizes famosas e sim com personagens infantis.  


INFORMAÇÕES ADICIONAIS 


Na postagem anterior, relatamos sobre o serial killer BTK e aproveitando o assunto, o vilão para treinar seu ataque cruel e sádico,  ele usou uma boneca Barbie no qual ele mesmo personalizou à sua maneira caracterizando sua vítima fatal.  



Como ele conseguiu essa proeza? Simples. Ele comprou duas bonecas. Uma para sua filha pequena na época e outra para ele. 

Segundo relatos oficiais, BTK antes de atacar,  tinha bonecas caracterizadas com suas vítimas.  Tanto fazia se eram loiras, ruivas, morenas. Ele tinha de todas elas. 

Querem mais motivos de usar uma boneca Barbie que não seja para brincar com suas filhas, enteadas ou sobrinhas?



3 - SUCESSO OBSCURO 


Na verda de o Blog gostaria de mencionar três bonecos que fizeram sucesso no Brasil, além da Barbie obviamente.  

Mas o foco principal foi justamente em um deles que deu muito o que falar na época.  

Todos que foram crianças na década de 80, irá se lembrar desse grupo infantil que diariamente davam as caras na TV e seus discos foram febre nacional.


Entretanto um personagem inusitado e atrapalhado, chamou a atenção até dos adultos : o Fofao. 

Não demorou muito e logo surgiu o boneco para atrair mais sucesso quanto ao programa. Mas não foi isso o que aconteceu. 



Na metade da década de 80, logo após o lançamento desse boneco na mídia, algo inusitado ocorreu. 

A cidade e o nome da pessoa não foram mencionados. Uma mulher que estava em uma loja de brinquedos queria comprar uma boneca mas a sua filha que na época tinha sete anos, queria o tal do fofao.  

Dias depois após a compra e sua filha brincar bastante com ele, a mãe notou algo estranho com o boneco. Não era a aparência dele e sim o que havia dentro dele.

A mãe somente teve uma desconfiança mas a sua filha, curiosidade.  Um certo dia, ela conseguiu retirar a cabeça do boneco somente para ver o recheio do boneco que a incomodava sempre quando ia brincar com ele. 



A menina estranhou que o suporte da cabeça parecia uma faça,  estaca ou punhal e não era cortantes e de cor preta. Já o recheio ela encontrou pedaços de cera ou giz de cera. Então a menina recolheu tudo, pegou papel sulfite e tentou desenhar. 

Para a surpresa da garotinha, a suposta cera não era giz de cera e chamou sua mãe para mostrar o recheio do boneco.

A mãe ao ver aquilo se assustou e estranhou. Resolveu guardar o boneco desmontado e procurar a caixa do boneco a fim de ouvir as explicações da fábrica quanto à essa brincadeira de mau gosto com sua filha. 

Como ela havia jogado a caixa fora, ela teve uma idéia.  Resolveu ir na mesma loja e comprar outro boneco e ao chegar em casa e na ausência da filha, ela abriu o boneco e encontrou os mesmos itens do boneco de sua filha. 

Ao ligar para a fábrica,  como resposta ouviu que era o padrão de fabricação mas agradeceram a preocupação dela e que eles iriam tomar providências.  

A fábrica não teria tempo para isso.  Pois em 1988, Hollywood lançou o filme O Brinquedo Assassino, sucesso de bilheteria na época e ao mesmo tempo sucesso de pavor e pânico aqui no Brasil, onde os pais retiraram o tal boneco de seus filhos, jogando no lixo, acreditando que foram também amaldiçoado como no filme.



Entretanto, o boneco fofao foi relacionado ao Chucky pela roupa e cor de cabelo e ser fruto de magia negra, ocasionando fracasso total e a fábrica ficou proibida de produzir esse boneco e as lojas obrigadas a retirarem o brinquedo das prateleiras.  

INFORMAÇÕES ADICIONAIS 

Aqui relatamos sobre o boneco fofao e aproveitamos esse espaço para complementar uma informação importante. 

O artista que interpretou o tal fofao que animou muitas crianças nos anos 80 e 90.



O ator, humorista e artista plástico, Orival Pessini deu vida à sua criação do personagem Fofao. 

Teve carreira de sucesso e em 2016, aos 72 anos, faleceu vítima de um câncer no baço e suas criações famosas foram destruídas a pedido dele no leito da morte, cujo motivo era que ninguém fizesse mau uso delas, mencionado o fracasso das vendas do boneco fofao.  

E para vocês é coincidência que o criador e criatura morreram sem intervenção sobrenatural ou não se trata de mera coincidência e sim de maldição? 


4 - O BONECO DIABÓLICO 


Desculpem a palavra mencionada mas o motivo dela estar estampada no título não falta.

O fato ocorrido nos Estados Unidos deixou o país perplexo com o desfecho e o personagem poderia ter sido destruído mas sobreviveu.



Tudo começou em 1900 numa linda mansão em Key West,  Florida.

Robert Eugene Otto tinha seis anos quando ganhou de presente de um dos empregados da casa um boneco de pano vestido de marinheiro de um metro de altura. 




Na semana seguinte, Robert e o boneco eram inseparáveis. Os pais de Gene, como o garoto era chamado, notaram a mudança repentina no comportamento dele.

E não demorou muito para ocorrer eventos sobrenaturais na casa. Móveis revirados, objetos quebrados ou que desapareciam e reapareciam em outros cômodos da casa, aparição do boneco em qualquer lugar da casa e a sensação do espetáculo sobrenatural: a voz demoníaca do boneco à qualquer hora. 

Anos mais tarde, Gene se casou e seus pais faleceram e ele herdou o casarão onde ele viveu toda infância e adolescência.  E para quem achou que ele colocou à venda, enganaram-se. 

Muito pelo contrário,  ele passou a morar lá com sua esposa e duas filhas. Robert que já estava esquecido no sótão da casa, foi resgatado pelas filhas de Gene e os fenômenos sobrenaturais intensificaram.

Gene na tentativa de proteger suas filhas, trancou Robert no sótão e proibiu suas filhas de se aproximar dele. Robert ficou sentado numa cadeira de balanço virado para a janela para que ele pudesse ver a rua. 

Quando Gene faleceu,  a casa foi vendida e mais uma vez o boneco ficou para trás.  A nova família herdou os poderes sobrenaturais de Robert como brinde de boas vindas. 

Cansados de presenciarem as artimanhas do presente de grego vintage, a moradora foi procurar ajuda com investigadores sobrenaturais. 

Durante a consulta, foram informados que o boneco é fruto de ritual de magia negra,  vodu confeccionado do mesmo tamanho de Robert Eugene Otto que na época tinha sete anos de idade.  

Uma das empregadas da casa presenteou com objetivo de matar o garoto para se vingar do pai de Robert que era ríspido e grosseiro com todos os empregados da casa.



Desesperados com a descoberta, foram aconselhados a levarem Robert para o museu no qual deveria ficar aprisionado num bloco de vidro, assim como ficou Anabelle.  



Até hoje Robert está exposto no Key West Martello Museum, onde permanece sentado numa cadeira e vestindo a mesma roupa de marinheiro.  

INFORMAÇÕES ADICIONAIS 

Em 1988, o caso do boneco Robert foi parar nas telonas entitulado de "Brinquedo Assassino".



Em 2016, foi lançado o filme sobre a real história do boneco Robert,  entitulado "A Maldição do Boneco Robert ". Quem  ainda não viu ou não se recorda, vale a pena conferir, ainda mais que estamos nas portas do Halloween,  não é mesmo? 


Esse foi mais uma singela lista indigesta de bonecos nada convencionais que ninguém poderia imaginar que fizeram parte de nossa infância.  

Até mais  ....









 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SERIAL KILLERS MAIS SOMBRIOS PARTE 2

O LADO OBSCURO DE MARIA PADILHA

CRUZES SOMBRIAS