O CIRCO SOMBRIO







Olá, 

Respeitável leitores...

Esse post apresenta uma atração nada convencional onde goiabada, marmelada e pipoca não são bem vindas.

Muito menos malabaristas, trapezistas, equilibristas...

Os artistas de nosso circo sombrio são pessoas consideravelmente dotadas de peculiaridades que nos agrada e muito: pessoas deformadas, portadoras de algum tipo de deficiência física que marcaram época nesse circo dos horrores.

Sejam bem vindos e prestigiem esse espetáculo que começa a partir de agora...


O HOMEM ELEFANTE:








Josef Carey Merrick (1862 - 1890), oriundo da Inglaterra, ficou conhecido como o Homem Elefante devido a sua aparência física ocasionada por uma doença congênita.

Nos suas primeiras décadas de vida, foi parar de abrigo em abrigo em Leicester. Ele não conseguiu por si só arrumar um emprego devido a sua aparência considerada como "aberração".

Em 1884, foi trabalhar num circo como figurante onde foi tratado a princípio de forma decente e conseguiu ganhar dinheiro suficiente para sobreviver.

Mas esse período de calmaria durou pouco tempo. O dono do circo queria explorá-lo expondo-o ao ridículo sendo por muitas vezes agredido e passou alguns dias sem comer e ver a luz do dia.

O médico Frederick Treves o conheceu durante suas apresentações circenses e se interessou pela doença de Merrick e o convidou para comparecer em seu consultório em Londres.

Josef após o período de maus tratos, decidiu procurar o Dr. Treves em Londres e assim que desembarcou na cidade, causou tumulto por conta de sua aparência ele mal podia falar e somente conseguiu se locomover escoltado por dois policiais que o acompanhou até o hospital onde o Dr. Treves o aguardava.

Apesar de ter sido bem tratado no Hospital em que ficou internado, ele decidiu sair para buscar conforto em um hospital para cegos, pois acreditava que ali ninguém iria se importar com a sua aparência e tentou buscar uma amada no local que fosse cega.

Em 1887, saiu de Londres e foi para Northamptonshire, interior da Inglaterra que era uma cidade rural. Lá ele se sentiu bem para escrever e conhecer outras pessoas.

Em 1888 e 1889, ele voltou para a cidade para passar o resto de seus dias, onde fez amigos e conheceu outras pessoas longe da zona urbana que o incomodava.

Voltou para Londres em 1890, para exames de rotina e permaneceu internado até a sua morte no dia 11 de abril do mesmo ano.

Seu corpo não foi enterrado, apesar de ter sido batizado e católico. Seu esqueleto ficou exposto no Hospital de Londres onde teve muitas visitações públicas.









Sua trajetória de vida inspirou a sétima arte em 1982,  com direção de David Lynch cujo seu trabalho ganhou notoriedade e premio de melhor filme pela BFTA, indicação ao Oscar de melhor direção.
John Hurt interpretou o homem elefante e contou com elenco de peso, dentre os quais Anthony Hopkins.


Quem ainda não viu a película, vale a pena conferir...



A MOÇA DO PÉ GRANDE:






Essa simpática moça da imagem acima, trata-se de Fanny Mills (1860 - 1892), oriunda de Ohio, Estados Unidos, ela nasceu com a doença de Milroy que provoca inchaço nas pernas e pés devido ao acúmulo de líquido do sistema linfático. 

Desde a infância ela contou com ajuda de enfermeiras para se locomover e executar pequenas tarefas. Os sapatos eram confeccionados sob medida conforme a menina crescia. 

Em 1870, foi descoberta pelos diretores do circo Barnum &Bailey que eram pioneiros em caçar talentos nada convencionais para suas atrações públicas e Fanny foi logo escolhida após os donos observarem a foto da moça.

No circo ela atuou como atriz em pequenas participações e recitações de poesia. Seu sucesso não foi longo já que em 1880 foi obrigada a largar a trupe por ter sido acometida por uma doença que não foi divulgada na época.

Ela retornou para a fazenda da família onde passou o resto da vida aos cuidados de enfermeiras particulares contratadas pelo seu marido. Ela faleceu em 1892, vítima de tuberculose.


O HOMEM TRIPÉ:







O artista da imagem acima trata-se de Francesco Lentini (1881 - 1966), oriundo da Scilia, Itália, seus pais tiveram 12 filhos. 

Anos mais tarde a esposa ficou grávida novamente e não demorou muito para o casal descobrir que estavam esperando gêmeos. 

Porém, ao nascer, percebeu que algo deu errado durante a gestação pois Francesco nasceu com os membros do irmão que nunca chegou a se desenvolver.

Lentini nasceu com três pernas, quatro pés e dois órgãos genitais. Os médicos que examinaram Francesco, alegaram que ele era sadio, não havia algum problema congênito que não fosse os resquícios do irmão gêmeo no garoto.

Só havia um problema: Francesco não podia se livrar dos restos de seu irmão. Eles estavam ligados à sua espinha dorsal e caso fizesse a tal cirurgia de remoção corria risco de paralisia.

Nos seus primeiros anos de vida, estudou em um internato para crianças especiais, pois os pais achavam que o garoto tinha problemas psicológicos.

Mas com o tempo, o garoto adquiriu suas peculiaridades com sua terceira perna. 

Sua vida mudou com a vida dos diretores do circo Barnum&Bailey que estavam de passagem na Itália e ficaram sabendo do "Garoto das três pernas". Ao conhecê-lo, ficaram encantados com o talento do garoto que convidaram a família dele para ir aos Estados Unidos para se apresentar no circo.

De mudança para os Estados Unidos, durante as apresentações, Frank jogava bola, respondia perguntas rápidas e dançava. 

Em outro circo no país Buffalo Bill, respondia as perguntas do público sobre sua anormalidade, futuro e coisas que ele gostava de fazer.

Fora do circo, ele tinha uma vida normal como qualquer garoto de sua idade. Quando atingiu a sua maioridade, casou-se com uma jovem Theresa Murray no qual tiveram 4 filhos saudáveis e encerrou sua vida com sua família.


A MULHER DE BARBAS:








Essa moça singela da imagem acima, trata-se de Annie Jone Elliot (1865 - 1902). Oriunda de Virgínia, Estados Unidos, nasceu com hipertricose, excesso de pêlos pelo corpo e no caso de Annie a barba foi sua marca registrada.


A garota não se importou pela sua condição e teve uma infância e juventude normal como qualquer moça de sua idade.

Como estudou em casa a maior parte do tempo, ela não frequentou instituição para meninas e pouco sofreu preconceitos.

Aos 18 anos, foi descoberta por um fotógrafo que por insistência de seus pais, ela acabou concedendo umas fotos que foram entregues aos donos do circo Barnum & Bailey no qual gostava de assistir as apresentações e não demorou muito para ela integrar a trupe.

No circo ela trabalhou como porta voz nas aberturas dos espetáculos e também em pequenas participações cômicas arrancando gargalhadas da platéia.

Em 1881, seu caminho foi traçado fora do circo quando casou-se com Richard Elliot, pois seu casamento foi arranjado para que esta ganhasse mais dinheiro do que o habitual. 

Como resultado dessa façanha, Annie pediu o divórcio quando percebeu que o seu marido estava lhe explorando.

Após a separação, ela casou com William Donovan, que segundo ela era o grande amor de sua vida. Viveu com ele entre 1895 e 1900 quando ficou viúva.

Em 1902, Annie morreu de tuberculose.


O GAROTO LAGOSTA:





Esse artista da imagem acima não poderia estar de fora. 

Não somente pela sua anomalia e sim pela sua proeza de trilhar uma carreira brilhante do circo para as páginas policiais.

Sim ele não era tão inofensivo como todos na época imaginaram...

Grady Franklin Stiles Jr (1937 - 1992), oriundo da Pensilvania, Estados Unidos, nasceu com um problema congênito de caráter hereditário, ele é portador de ectrodactilia onde seus membros ficam atrofiados e as mãos adquirem formato que lembra garras de uma lagosta.

É hereditário pois além de Grady membros de sua família também foram contemplados com a mesma anomalia: seu avô, pai, irmão e seus dois filhos mais velhos.

Todos faziam parte da trupe do circo Barnum & Bailey e Freak Shows particulares, conhecidos como a Família Lagosta.

Anos mais tarde na juventude, conheceu uma artista de circo e casou com ela com quem teve 4 filhos, dois deles foram contemplados com a mesma anomalia de Grady e também acompanharam desde início a carreira com o pai.







Fora dos palcos a vida pessoal era um pesadelo. Viciado em bebidas alcoólicas, era uma pessoa agressiva e muito violenta a ponto de agredir fisicamente quem estava por perto.

Em 1978, Grady dos palcos do circo foi parar nas páginas policiais. Donna, sua filha mais velha estava noiva e prestes a se casar. 

Ela cometeu um grande erro de sua vida em apresentar para o pai agressivo e violento o seu futuro marido para a família.  E como resultado, numa crise de fúria e ciúmes, Grady alvejou o noivo da filha fatalmente com tiros a queima roupa.

Mary, esposa de Grady não aguentou mais os maus tratos e resolveu sair de casa com seus filhos logo após o episódio macabro.

No mesmo ano foi julgado e condenado por homicídio doloso, mas na hora de cumprir a pena em regime fechado na prisão, a Justiça percebeu que não havia nenhuma prisão que atendesse às necessidades de Grady e ele cumpriu pena de 15 anos em prisão domiciliar.

Durante o período de prisão, Mary e Grady se reconciliaram e casaram novamente. Se ela achou que Grady se tornaria um homem melhor, longe dos vícios da bebida, enganou-se.

Grady voltou a beber e ficar cada vez mais agressivo e o casamento de ambos se tornou um terrível pesadelo. 

Mary não aguentou mais tanta humilhação que resolveu colocar um ponto final nessa situação definitivamente: ela pediu o divórcio e seguiu a vida normalmente. Certo? Errado !

Mary soube que na vizinhança morava um rapaz que era um matador de aluguel que trabalhava para agiotas, traficantes e criminosos em geral. Desesperada e sem saber o que fazer, o procurou e fez uma proposta sombria.


O assassino Chris Wyant tinha dezessete anos e extenso curriculo criminal e há tempos que ele desejava acertar contas com Grady e quando soube o real motivo da proposta a raiva do rapaz aumentou.

Ele alvejou Grady sete vezes a queima roupa. 







No seriado American Horror Story - Freak Shows, o ator Evan Peter interpretou o garoto lagosta na trama no qual o seu personagem se chamava Jimmy Darling.  







Na vida real o ator era portador da mesma anomalia de Grady.

Quem ainda não viu o seriado, vale a pena conferir.


A noite de espetáculos desse circo dos horrores proporcionado pelo Blog chegou ao fim.

Espero que tenham prestigiado nossas atrações.

Até mais...












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SERIAL KILLERS MAIS SOMBRIOS PARTE 2

O LADO OBSCURO DE MARIA PADILHA

CRUZES SOMBRIAS