A MÚSICA DA MORTE







Olá, pessoal ...

Música faz parte das nossas vidas, seja para relaxar, matar saudades, dedicar à pessoa amada, celebrar datas importantes.

Esse post traz para vocês uma trilha sonora mortal. Sim, uma trilha sonora que provocou aproximadamente 300 mortes, por incrível que possa parecer, após ouví-la esse número de pessoas se suicidaram.

Devido a esse triste episódio, a trilha sonora foi denominada de A MÚSICA DO SUICÍDIO. Não era uma música qualquer e sim: "Gloomy Sunday" - "Domingo Sombrio".

Se vocês gostam de músicas mortais e sombrias, sejam bem vindos e confiram pois a viagem começa a partir de agora...

Tudo começou quando um pianista húngaro Rezso Seress estava noivo de sua amada e prestes a se casar, estava procurando oportunidades de bar em bar, teatro em teatro.






Nem tudo era luzes na sua vida na cidade luz, Paris. Ele estava enfrentando uma grave crise financeira.

Em 1936, o noivado de Rezso chegou ao fim. Depois de inúmeras discussões com a amada disse para si mesmo: "Que Domingo Sombrio!".

Essa frase chamou muita sua atenção e tratou de escrever num pedaço de papel e sentou diante do piano para dedilhar algumas notas.







Sem perceber e por ironia do destino, estava musicando um poema de seu conterrâneo que se chamava "End of the World" de Lazlo Javor.

Assim que a música foi concluída em sua partitura, ele saiu em busca de um produtor musical para divulgar sua obra prima. Não foi aceito de primeira pois um produtor achou a música muito triste e deprimente.







Mas a música tinha que ser alegre para um triste compositor que perdeu sua amada quando estava prestes a se casar? Que motivação para compor ele teria numa situação dessas?

Mas não demorou muito para um produtor se interessar pela sua obra prima. Ele se encantou com a música e convidou o rapaz para cantar e divulgar sua música. Foi um sucesso e grande aceitação do público.

Com toda essa alegria e voltando a se apresentar em inúmeros lugares na cidade, ele resolveu escrever para sua amada na esperança de se reconciliar.

Semanas depois, sua alegria foi realmente sombria: como resposta, a carta lhe informou uma triste notícia no pós guerra.  Sua amada se envenenou após ler a partitura da música Gloomy Sunday.

A letra tem enredo sombrio, melancólico, nostálgico e muito deprimente. Porém, ela mostrou seu poder obscuro e tornou-se armadilha mortal para quem ousasse a escutá-la com os sentimentos enaltecidos pela canção.

Por onde a música passou, arrastou consigo suas vítimas fatais:

BERLIM - um rapaz foi ao bar prestigiar uma boa música e por coincidência estava tocando no momento Gloomy Sunday.

Resultado: o rapaz voltou para casa e na mesma noite se suicidou com um tiro na cabeça.


Uma semana depois, uma jovem assistente de loja foi encontrada morta em seu apartamento, logo após ter lido o poema Gloomy Sunday que estava na cabeceira de sua cama.

NOVA YORK - uma secretária foi encontrada morta. E em uma carta escrita por ela, estava mencionado: " Após o meu suicídio, favor tocar Gloomy Sunday em meu funeral".

Um homem de 82 anos morreu após se jogar do 7º andar. Antes disso, ele tocou em seu piano a música Gloomy Sunday.

ROMA - Uma adolescente após escutar "Gloomy Sunday", saiu de casa sem avisar onde ia. Se atirou em uma ponte no qual teve morte instantânea.

LONDRES - Todos sabem que ouvir música no volume máximo é motivo para ir para cadeia. Não para uma jovem que morava sozinha.

Isso porque, ela colocou Gloomy Sunday para ouvir no volume máximo. Depois de alguns segundos abaixou o volume e programou o aparelho para tocar inúmeras vezes a mesma música.


Os vizinhos estranharam a música ser tocada por inúmeras vezes e chamaram a polícia e ao verificar no apartamento, a moça estava morta sentada no sofá com o vidro vazio ao seu lado. Ela se suicidou por overdose de barbitúricos.



PARIS - A criação voltou-se contra o criador. Sim a composição de Rezso Seress ceifou sua vida. 


A tal carta que ele escreveu assim que se tornou um pianista famoso, não surtiu o efeito que ele desejava em trazer sua amada de volta.


Achando-se culpado pela sua composição ter lhe provocado o suicídio, não pensou duas vezes. 


Ele se jogou da janela de seu apartamento, porém ele não morreu e foi socorrido e levado para o hospital. 


Mesmo internado, ele se enforcou com uma corda no quarto em que ele estava se tratando.


DA HISTÓRIA REAL PARA FICÇÃO:


Essa história de amor do pianista, inspirou os produtores húngaros que decidiram contar essa história triste nas telonas.







O filme "Gloomy Sunday", com direção de Rolf Schubel, em 1999, contou com elenco de primeira qualidade e conseguiu relatar essa história de um modo bem diferente. 

Quem não viu essa película, vale a pena conferir pois ela ganhou premio de melhor roteiro no ano 2000.


A TRILHA SONORA:


Três artistas renomadas de época distintas, interpretaram o grande sucesso Gloomy Sunday:

Billie Holliday:








 Maysa Matarazzo:








Sarah Brightman:







Esse foi um breve relato sobre a música da Morte.

Até mais ... 












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SERIAL KILLERS MAIS SOMBRIOS PARTE 2

O LADO OBSCURO DE MARIA PADILHA

CRUZES SOMBRIAS