A ÁRVORE SOMBRIA




Olá, Pessoal ...

Esse blog traz para vocês um breve relato sobre algo sombrio que circunda essa árvore. Linda, perigosa, poderosa e mortal.

Sim, isso mesmo... Ela foi parar no Guinnes Book como a árvore que é capaz de matar uma pessoa em questão de horas ou minutos, dependendo da quantidade de frutos ou o tempo em que ela permaneceu perto dela ou embaixo dela.

Afinal de contas de que árvore estamos nos referindo? Simplesmente dessa da imagem acima: A Mancenilheira, conhecida por muitos como "A Árvore da Morte".

A partir de agora vocês irão saber tudo sobre essa árvore que transforma seus sonhos num terrível pesadelo.

A mancenilheira (hippomane mancinella), da família das euforbiáceas, pode atingir até 15 metros de altura, possui casca cinzenta, folhas verdes brilhantes, na época da florada suas flores são verdes e os frutos verdes que lembram maçã verde.

Encontrada nos Estados Unidos (Flórida), Bahamas, Caribe (Guadalupe, Banoaire, Martinica, Antígua e Babuda e Trinidad e Tobago), América Central (Honduras, Nicarágua, Panamá, etc) e América do Sul (Venezuela e Colômbia), podem ficar tranquilos que no Brasil não tem essa temível árvore. Seu habitat natural é sempre em praias costeiras, litoral.

Servem de quebra-ventos e suas raízes estabilizam areias e evitam a erosão.




Agora apresentamos a vocês, o lado lindo dessa árvore, não se iludem, lindo é somente um adjetivo, porque de linda a mancenilheira não tem nada.

A partir de agora começa o lado obscuro dessa mancenilheira, preparem-se...

- PRESENTE DE GREGO:

Não se assustem com esse subtítulo, ele combina perfeitamente com essa árvore. O motivo está no relato inicial e histórico registrado ao longo dos séculos, confiram.

Vale lembrar vocês que a mancenilheira é originária da Grécia e justamente nesse período houve os primeiros registros sobre ela.

O filósofo Teofrasto relatou que observou por um certo tempo que os cavalos tinham comportamento estranho após comer os frutos dessa árvore. Até que um determinado dia, ele acompanhou de perto o motivo de tanto alvoroço dos animais perto dessa árvore. Os cavalos comiam os frutos da mancenilheira e minutos depois ficavam loucos.

Diante dessa fato inusitado, Teofrasto nomeou a mancenilheira de hippomane mancinella que significa: cavalos loucos da mancenilheira.

Séculos mais tarde, durante o período da navegação, os espanhóis viajavam desbravando novas terras para explorar e colonizar. Foi justamente nesse meio tempo que eles tiveram experiências negativas com a mancenilheira.

Enquanto isso, para explicar melhor as experiências negativas dos espanhóis, os índios para se defenderem e protegerem suas tribos contra esses espanhóis desbravadores e invasores, utilizaram a seiva da árvore para confeccionar flechas venenosas. 

O desbravador Juan Ponce de León foi um dos premiados ao levar uma flechada com veneno da mancenilheira, que morreu logo em seguida.

Se pensaram que os índios usavam somente a seiva para de defender? Continuem lendo o texto:

Quem ousava a invadir seus territórios, os índios levavam seus prisioneiros e inimigos para debaixo da mancenilheira, amarrava-os e deixavam eles presos na árvore por horas e dias, caso chovesse eles morriam aos poucos pelas queimaduras provocadas pela toxina das folhas da mancenilheira.

Também matavam os invasores com outra tática fatal: envenenavam a água dos inimigos com as folhas da mancenilheira. Ao beber, morriam na hora.

E tem mais: quem tocar nos troncos e depois coçar os olhos, poderá ficar cego.



Não adianta também queimar a árvore pois a fumaça é altamente tóxica e se por acaso atingir seus olhos, ficará cego.

Quem comer no mínimo 3 ou mais frutos da mancenilheira, pode morrer de parada cardio respiratória, mas, antes irá sofrer muito: vai sentir fortes queimaduras na garganta, estômago, hemorragia, diarreia intensa, queimaduras cutâneas.



Quem encostar acidentalmente nas folhas de uma mancenilheira, poderá sentir queimaduras de segundo grau que lavará dias para curar.







As toxinas da mancenilheira são: forbol, hidroxiforbol, sapogenina, fisostigmina, mancinelina e hipomanina.

Em algumas regiões onde as mancenilheiras são encontradas, estão sinalizadas ou demarcadas com tintas vermelhas em seus troncos, placas sinalizando o perigo, proibindo turistas desavisados a não se aproximarem, tocarem e comerem seus frutos e em outras regiões somente é permitida a permanência com a presença de um guia turístico.







Resumindo: é melhor mantermos distância dessa árvore.

Há quem acredite que tudo isso não passa de lenda, mito e exagero da mídia.

Mas e vocês? Gostariam de ficar cara-a-cara com essa árvore, comer seus frutos, ficar embaixo dela, tocar em seu tronco?

Esse foi um breve relato da mancenilheira: A Árvore da Morte".

Até mais ...



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SERIAL KILLERS MAIS SOMBRIOS PARTE 2

O LADO OBSCURO DE MARIA PADILHA

CRUZES SOMBRIAS