ALLAN KARDEC: O HOMEM DO ESPIRITISMO



Olá, pessoal ...

Este post traz para vocês um personagem muito importante para o Espiritismo.

Aqui no Blog não poderíamos deixá-lo de fora no quesito sobrenatural.

Sim, além de ter sido o principal estudioso e escritor do assunto, fortalece ainda mais a certeza de que nós não estamos sozinho nesse mundo.

Aos amantes, admiradores e interessados no Espiritismo, sejam bem vindo e confiram toda a trajetória de vida e suas obras, sejam bem vindos pois a viagem começa a partir de agora ...


QUEM FOI ALLAN KARDEC:


Hyppolute Lion Denizard Rivail (1804 -1869), nasceu numa família católica com tradição na advocacia e magistratura.

Foi aluno e discípulo de Pestalozzi, no qual aprendeu o suficiente para se tornar um educador se formando em Letras e Ciências.

Tornou-se membro de diversas sociedades acadêmicas dentre as quais a Academia Real de Arras a mais importante de Paris, em 1831.

Como estudioso ele passou a lecionar Física , Química, Anatomia e Astronomia. Na matemática foi figura marcante quando o mesmo elaborou o quadro de aritmética que passou a ser utilizado em todas as escolas francesas denominado de quadro mnemonico.


Allan Kardec lecionou nos colégios as disciplinas de Matemática, Química, Física, Astronomia, Fisiologia, Anatomia Comparada, Retórica e Francês.

Profissionalmente falando, sua vida era bem sucedida. Em um determinado ano, Kardec amigo de longa data de Fortier que era um magnetista renomado, relatou um fenômeno sobrenatural que era a "coqueluche do momento" denominada de mesas girantes, dividindo opiniões na sociedade francesa.


O ESPIRITISMO:


Vale lembrar a todos que será relatado em nosso Blog somente a origem de tudo.

Em 1855, Kerdec foi convidado por Fortier para acompanhar os fenômenos de perto.

À princípio ele frequentou apenas como observador com pensamento científico. Entretanto, ao adentrar no recinto a realidade tornou-se um grande propósito que sobressaiu aos preceitos religiosos até então.





Os convidados sentaram ao redor de uma grande mesa redonda. Foi solicitado para que todos apoiassem as palmas das mãos sobre a mesa e minutos depois foram orientados para que apoiassem somente com as pontas dos dedos.

Não demorou muito para a mesa se mover sozinha sem explicação lógica. Um deles fez perguntas e quando a mesa tocou ao chão pesadamente, obtiveram as respostas.

Por muitas vezes Allan Kardec presenciou e anotou o tal fenômeno: as reuniões ocorriam sempre no mesmo dia e horário preestabelecido que nesse caso, segundo relatos do próprio Kardec, ocorriam às terças feiras às oito da noite.

Além de mesas que se moviam, também presenciou pessoas que conversavam com elas normalmente e não se lembravam de nada ao término das reuniões e escritas mediúnicas.

E após meses de reuniões Allan Kardec conseguiu coletar inúmeras informações importantes e comprovar que há vida após a morte.

Em 1857, Kardec tomou uma decisão: escrever e publicar um livro relatando suas experiências que pudessem esclarecer definitivamente questões polêmicas.





Contou com a ajuda dos próprios espíritos que psicografavam suas respostas. Assim o fez com sua primeira publicação "O Livro dos Espíritos", contendo 501 perguntas claras e objetivas no qual tornou-se um best seller na França.

Ele não se contentou somente em ficar famoso e sim uma oportunidade de revelar ao mundo algo que há tempos estava guardado a sete chaves pela Igreja Católica, revolucionando opiniões na sociedade.








Quando percebeu isso, chegou o momento de lançar outra obra notória do escritor: "O Livro dos Médiuns", contendo informações esclarecedoras sobre mediunidade e fenômenos.





Logo em Seguida, "O Evangelho Segundo o Espiritismo", "O Céu e o Inferno" e "A Gênese".









Em 1858, fundou a Revista Espírita contendo mensagens complementares, textos psicografados e notícias do universo espírita pelo mundo.

Todo sucesso tem seu preço a pagar:
Allan Kardec enfrentou obstáculos tanto na publicação dos livros quanto os da revista que foram primeiramente proibidos pela Igreja  e sociedade católica.

No Brasil, Allan Kardec ganhou notoriedade onde suas obras foram divulgadas e aceitas pelo publico ganhando tradução para o português. 

A revista espírita passou a circular no país em 1864.

Allan Kardec faleceu em 1869, no qual gerou comoção em toda Paris por suas obras espíritas e educacionais. 




Foi publicado em 1890,  em sua homenagem "Obras Póstumas" uma compilação de publicações da Revista Espíritas temperadas com mensagens espíritas e ensinamentos da Doutrina Espírita para aos amantes do Espiritismo.





Também em sua homenagem foi inaugurado um busto de bronze com sua imagem em sua sepultura no cemitério de Paris.





Em 1969, os parisienses lançaram selos com sua imagem estampada para celebrar o centenário de sua morte. 


Para encerrar apresentaremos as capas de suas obras publicadas no Brasil atualmente. Quem ainda não possui ou leu, vale a pena conferir... 


Livro dos Espíritos:






Livro dos Médiuns:






O Evangelho Segundo Espiritismo:







A Gênese:





O Céu e o Inferno:





Quem ainda não leu esse livro, vale a pena conferir.

Obs: Allan Kadec foi um codificador porque ele era o único que conseguiu compilar as informações recebidas pelos espíritos nas reuniões e os publicou sob forma de livro, contribuindo assim com os estudos da doutrina espírita.

Esse foi uma mera homenagem do nosso Blog à essa notória figura que contribuiu para o lado sobrenatural.

Até mais ...






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SERIAL KILLERS MAIS SOMBRIOS PARTE 2

O LADO OBSCURO DE MARIA PADILHA

CRUZES SOMBRIAS